Fermentação
Todas as bebibas alcoólicas resultam da fermentação de suas diversas matérias-primas. Fermentação é o processo de transformação dos açúcares ou da sacarificação dos amidos em álcool etílico ou etanol. É produzida por enzimas segregadas por microorganismos, bactérias ou leveduras; estas, na maioria das vezes, estão incorporadas à matéria-prima (frutas, cereais, etc.), cujo suco é fermentado em tanques ou tinas apropriadas.
De maneira geral, acrescentam-se também outras leveduras selecionadas para acelerar a fermentação. Via de regra, a fermentação é provocada por bactérias aeróbicas, ou seja, que necessitam da presença de oxigênio. Toda fermentação produz um elemento gasoso - o gás carbônico - que, em alguns casos, é usado na gaseificação da própria bebiba, como no champanhe e na cerveja.
Destilação
É o processo de separação de líquidos por aquecimento, baseado na diferença de seus pontos de ebulição. Para efetuar a destilação, provoca-se o aquecimento da massa líquida até que ela atinja a ebulição, condensando-se em seguida o vapor obtido. Como os produtos têm pontos de ebulição diferentes, os primeiros vapores sempre são produzidos pelos elementos mais voláteis (é o caso do álcool), que se desprendem assim da massa líquida original. A destilação, portanto, define-se como a combinação de duas operações inversas, vaporização e condensação, e será tão mais perfeita quanto maior for a diferença do ponto de ebulição de seus componentes.
Para melhor compreender esse processo, tomem-se por base os pontos em que o álcool e a água se transformam em vapor (álcool: 78ºC; água: 100ºC); em virtude dessa diferença, os vapores do álcool são obtidos em primeiro lugar, o que permite recolhê-los e resfriá-los para que passem ao estado líquido, originando então as bebibas destiladas.
Todas as bebibas destiladas são feitas a partir de um produto alcoólico abtido através da fermentação.
Infusão - bebibas compostas
As bebibas alcoólicas feitas pelo processo de infusão,também chamadas bebibas compostas, são obtidas através da imersão temporária de substâncias vegetais para que lhes sejam extraídas as essências. As bebibas fabricadas por esse processo são produzidas à partir de produtos acabados, obtidos pelos processos de fermentação ou destilação, aos quais se adicionam os ingredientes que lhes dão as características; é o que ocorre, por exemplo, com vermutes e licores. No caso dos vermutes, misturam-se diversas ervas e outros componentes ao vinho; segue-se então a infusão e a maturação. No caso dos licores, misturam-se as essências ao álcool neutro ou ao álcool obtido do produto que da o sabor à bebida, juntamente com certa quantidade de água e de substâncias que lhes dêem viscosidade, fazendo a mistura passar pela infusão e pela maturação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário