domingo, 12 de setembro de 2010

O cocktail perfeito!

A imaginação é o fruto de um bom cocktail. Não se serve um cocktail como um copo de água. É na arte dos cocktails, que consiste a associar-se, a combinar dois bons produtos para fazer o melhor. Frequentemente qualifica-se esta arte de "cozinhar bebibas". Da mesma maneira que se cozinha, com efeito, existem utensílios específicos, regras restritas e certos rituais que é necessário respeitar.

É necessário saber que não há cocktail tipo, mas estes conselhos servem para nós criarmos nossos próprios cocktails graças a certas regras a seguir, para que o cocktail seja bebível e apresentável.


Regra nº 1: Atenção às misturas
Nunca misturar os álcoois de grãos entre si: cerveja, uísque...
Nunca misturar os álcoois de racimo: Cognac, vinho...
Também não misturar estes tipos de alcool entre si, a sua assimilação é muito difícil.

Outras misturas aparecem muito naturalmente contra a natureza: rum e calvados, rum e gin, uísque e rum,etc...

Regra nº 2: Não misture muitos ingredientes
O cocktail deve compôr-se de três elementos, 4 ou 5 no máximo.
Uma bebiba espirituosa (2 no máximo).
Um licor
Um suco
Ás vezes um sirope para a cor.


Regra nº 3: A qualidade dos ingredientes
Utilizem ingredientes de qualidade, álcoois de marca, e quando possível, sucos de frutas naturais. Se os ingredientes não são de qualidade, as características das composições podem ser alteradas. Trata-se de escolher produtos de qualidade, assim o cocktail será sempre o melhor. É válido também para a decoração.


Regra nº 4: A boa temperatura
Para os cocktails quentes, aquecer os copos, e gelar os copos para cocktails gelados e nunca encher demasiadamente os copos e nem exagerar a decoração.


Regra nº 5: A harmonia
A quantidade e a cor da decoração devem ser em perfeita harmonia com o estilo do cocktail, harmonize as cores e utilize para as decorações os mesmo frutos que os sucos utilizados para a elaboração do cocktail. Um pouco de imaginação e feeling para efetivamente combinar os ingredientes.


Regra nº 6: Atenção às bebibas gasosas
Não "shaker" nem "mixer" as bebibas frisantes (soda, champanhe, etc...), sendo necessário como ingredientes, primeiro misture os outros, e em seguida as bebibas frisantes. Também,não se deve guardar por muito tempo o cocktail preparado, é necessário servi-lo logo após o seu preparo e consumi-lo nos minutos que seguem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário